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Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Agricultura Digital. |
Data corrente: |
10/03/2021 |
Data da última atualização: |
10/03/2021 |
Tipo da produção científica: |
Capítulo em Livro Técnico-Científico |
Autoria: |
SOUZA, M. I. F.; TORRES, T. Z. |
Afiliação: |
MARCIA IZABEL FUGISAWA SOUZA, CNPTIA; TERCIA ZAVAGLIA TORRES, CNPTIA. |
Título: |
Método de produção de microconteúdo educacional. |
Ano de publicação: |
2021 |
Fonte/Imprenta: |
In: SILVA, A. J. N. da; FRANÇA, T. A.; AMARAL, T. S. (Org.). A educação dos primórdios ao século XXI: perspectivas, rumos e desafios 6. Ponta Grossa: Athena, 2021. cap. 15, p. 156-177. |
ISBN: |
978-65-5706-848-9 |
DOI: |
10.22533/at.ed.48921260215 |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
RESUMO: O capítulo apresenta uma versão ampliada e detalhada do método de produção de microconteúdo educacional, resultante de tese de doutorado defendida junto à Faculdade de Educação da Universidade de Campinas, Campinas, SP, Brasil. Trata-se de um método que sistematiza de forma didática as orientações práticas de como produzir conteúdos digitais para apoiar ações de capacitação voltadas para multiplicadores das áreas de extensão rural e assistência técnica e de transferência de tecnologia, por meio de microtreinamentos, via dispositivos móveis. Metodologias de ensino-aprendizagem não-tradicionais envolvem diferentes atores do processo educacional, em distintos momentos, desde a programação das atividades práticas até a fase da avaliação. Esta lógica está refletida no método ora proposto, em que todos os atores são copartícipes do processo didático-pedagógico. Desse modo, aprendizes/alunos e especialistas/professores têm papel ativo, ao contrário do que ocorre em metodologias tradicionais de educação a distância. O método de produção de microconteúdo educacional traz contribuições efetivas para as instituições de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I), como é o caso da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Isso ocorre graças à incorporação de conceitos e fundamentos da formação continuada, na modalidade de educação não-formal, via microtreinamentos. |
Palavras-Chave: |
Aprendizagem em mobilidade; Arquitetura da linguagem; Arquitetura pedagógica; Arquitetura tecnológica; Educação não-formal; Language architecture; Microaprendizagem; Microconteúdo educacional; Microlearning; Microtreinamentos; Pedagogical architecture; Technological architecture. |
Categoria do assunto: |
-- |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/221760/1/LV-MetodoProducaoMicroconteudoEducacional-cap15-2021.pdf
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Marc: |
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Registro original: |
Embrapa Agricultura Digital (CNPTIA) |
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